O título do livro

O título do livro é importante? Contribui para as vendas do livro? Atrai a atenção do leitor?

Os artigos que li na internet sobre o assunto opinam que o título é importante, que o título deve refletir a história. Fui olhar os livros na minha estante. Tem alguns títulos atraentes e instigantes. Outros, nem tanto.

“O Tempo e o Vento” e “Olhai os Lírios do Campo” de Érico Veríssimo, “O Senhor das Moscas” de William Golding, “O Estrangeiro” e “A Peste” de Albert Camus, “O Deus Impassível” de Clifford D. Simak. Esses são alguns dos bons, porém tem também livros com títulos de gosto incerto como “Tutaméia” de João Guimarães Rosa.

Curiosamente, nenhum artigo entre os que li discute a relação entre o título do livro e quanto mais ou menos é conhecido o nome do autor. Raciocinando, deduzi que o título do livro é tão mais importante quanto menos é conhecido o autor.

O que o leitor vê primeiro na capa do livro? O nome do autor, se ele é conhecido. Todavia, se o autor é desconhecido, o leitor olha a capa do livro? Nada disso. Tratando-se de uma pessoa que lê, é o título do livro que atrai primeiro sua atenção na capa do livro do autor desconhecido. A hipótese é provada pelo acontecido com meus livros.

Escrevi seis livros de contos que publiquei no Amazon Kindle Direct Publishing (KDP). Sou um autor desconhecido cujos livros ficam nas estantes do fundo da livraria, misturados aos de outros autores igualmente desconhecidos. Sejam ou não bons autores de bons livros. De modo que, inscrevi meus livros no programa KDP Select que tem recursos de divulgação dos livros, entre os quais oferecê-los com preço zero por períodos de cinco dias.

Os livros grátis vão das estantes escondidas ao bacião das ofertas onde os leitores procuram bons produtos com preços baixos. O preço zero atrai leitores. De modo que ofereci grátis meus 6 livros em 2 períodos de 5 dias durante os quais foram baixados 47 vezes. Agora, examine a lista abaixo:

Se o autor é desconhecido, os preços iguais, as capas, os tamanhos e os conteúdos semelhantes, restam os títulos para explicar os downloads tão diferentes. Pelo menos, foi essa a minha explicação, o que me conduziu a outra necessidade: tentar escrever o melhor título possível para cada livro novo publicado.

Benedito Carneiro

Escritor, físico, professor, locutor de rádio e analista de sistemas.

Comentários estão fechados