Os softwares do ofício de escritor

Escrevo e formato meus livros com a linguagem de marcação Markdown cuja definição no site de John Gruber, um dos inventores da linguagem, é a seguinte: Markdown é uma ferramenta de escritores de internet para conversão de texto para HTML. Markdown permite usar um formato de texto fácil de ler e de escrever, e depois convertê-lo em HTML estruturalmente válido.

O editor de textos onde escrevo os livros é o Visual Studio Code.

De vez em quando, confiro a ortografia com LibreOffice Writer ou Microsoft Office Word.

Quando considero que os textos estão prontos para publicação, uso o Pandoc para converter o arquivo de Markdown para HTML5. O Pandoc é um conversor de arquivos de um formato para outro. No meu caso, o arquivo Markdown é convertido para HTML5, o formato aceito pela maioria dos revendedores de ebooks.

O Pandoc não precisa de configuração e não tem interface gráfica. Os comandos são executados no Windows Power Shell dentro do Visual Studio Code.

Em seguida, uso novamente o Visual Studio Code para editar o arquivo HTML5 e nele inserir partes de HTML e CSS para deixar o ebook formatado do meu gosto.

Agora, vem a capa. Para produzir a capa uso três softwares: PhotoScape, Gimp e o FileOptimizer.

O PhotoScape para ajustar os tamanhos das imagens da capa ao tamanho ideal. O Gimp é o software para produzir a imagem da capa, propriamente dita. Finalmente, o FileOptimizer para otimizar a imagem e, com isso, diminuir o tamanho do arquivo.

Se o revendedor prefere receber o ebook em formato ePub, uso o Sigil para transformar de HTML5 em ePub. Embora o Pandoc também converta arquivos Markdown para ePub, a conversão do Sigil é mais simples e perfeita.

Benedito Carneiro

Escritor, físico, professor, locutor de rádio e analista de sistemas.

Comentários estão fechados